Close
PT |  EN

INTRANET DELTA DNA

Client: Delta
Intranet | UX&UI | Development | Sharepoint Online
O DESAFIO

O Grupo Nabeiro, dono da Delta Cafés, é um dos maiores grupos industriais portugueses. Com 25 empresas diferentes espalhadas pelo mundo, sempre teve a necessidade de arranjar iniciativas que contribuíssem para um sentido de pertença e união ao grupo das pessoas espalhadas pelos vários cantos do mundo. A DNA – intranet do Grupo – é mais uma dessas iniciativas. Pela primeira vez, todos os colaboradores do grupo estão ‘juntos’ numa plataforma online, sempre disponível. O desafio lançado à Innovagency foi o de desenhar a UX&Ui e desenvolver a plataforma com esta ambição: ser um ponto unificador, um elo de ligação, de todos os colaboradores entre sí e com o grupo.

A SOLUÇÃO

A Intranet foi desenvolvida utilizando o Sharepoint Online, beneficiando de todas as funcionalidades out-of-the-box, da facilidade de criação de áreas colaborativas, integração total com as ferramentas Office incluindo a edição em simultâneo por vários utilizadores e da gestão de utilizadores totalmente transparente com a AD corporativa. Porque o Grupo Nabeiro tem necessidades específicas, desenvolveram-se vários templates adicionais e à medida, tais como a Homepage, área de notícias, loja para os colaboradores, ficha de colaborador e zona de aniversários.

UX & UI

Pensar e desenhar as dimensões de user experience (UX) e user interface (UI) de qualquer intranet é sempre um exercício complexo e que requer algum cuidado na adopção de conceitos pré-definidos. No caso do projecto da intranet do Grupo Nabeiro, esta premissa ganhou ainda mais preponderância. O desafio, no que toca ao UX/UI era bastante claro, ir beber inspiração a dinâmica interna do grupo, protagonizada nas suas 6 áreas de actuação (PESSOAS;GRUPO;MARCAS;SUSTENTABILIDADE;INOVAÇÃO;COMUNICAÇÃO ) e equilibrar esse imaginário, com as potencialidades da tecnologia online do SharePoint.

A solução passou essencialmente por explorar a arquitectura padrão das páginas em SharePoint, mas customizar todo o interface com elementos visuais únicos do Grupo Nabeiro, seja através do léxico iconográfico de cada uma das suas áreas internas, ou ainda as cores, as fotografias, ou até mesmo o cuidado no micro-copy de cada página.

Fundamental para o projecto de UX/UI e a sua integração com a tecnologia, foi o desenvolvimento de todo o desenho segundo uma lógica de design systems, definindo-se um conjunto primário de elementos que depois deram origem à construção dos vários componentes, sempre reaproveitando lógicas e desenhos entre cada um.